
Oi gente, tudo bem? Muito tem se falado a respeito do cronograma capilar e algumas de minhas leitoras tem me procurado perdidas nos conceitos básicos. Então hoje eu venho trazer o “bê a bá” para que vocês possam entender melhor. Continue lendo!
Depois de sair do couro cabeludo, nossos cabelos são “células mortas” formadas basicamente por queratina, água e nutrientes. Com o passar do tempo e por diversos fatores, eles vão perdendo esses componentes, e por serem “células mortas”, é preciso que a gente os reponha externamente,já que nosso organismo não repõe internamente. É aí que entram as máscaras capilares!
Como nosso cabelo é basicamente água, nutrientes e proteínas, é ideal que a gente tenha 1 máscara capilar com o foco em repor cada um desses componentes. Então, para organizar nosso “cronograma capilar”, precisaremos de 3 máscaras: 1 hidratante, 1 nutritiva e 1 reconstrutora. Vamos agora conhecer cada tipo de máscara e conhecer algumas sugestões de produtos.
Máscaras Hidratantes
Eu acredito, que basicamente, toda máscara vai repor água de nossos cabelos. Quando nosso cabelos estão hidratados, eles ficam muito menos tendentes à quebra. Imagine um galho de árvore seco e um galho verde, o seco quebra com muito mais facilidade que o verde, não é mesmo? Máscaras de “mercado” são ótimas para hidratar o cabelo.

- 1- Marroquine - Ávora (resenha aqui)
- 2- Stop Queda (fórmula antiga) –Garnier
- 3- Care Liss Açúcas – Cless
- 4- Hidratação Intensiva – ACQUAFLORA
- 5- Hidratação Intensa - Pantene
Máscaras Nutritivas
Elas vão repor nos nutrientes de nosso cabelo, e onde podemos encontra-los? Nos óleos vegetais! Hoje em dia temos máscaras com argan, óleo de coco, azeite de oliva, e uma infinidade de opções. Mas atenção, só porque o fabricante está informando que uma máscara tem óleo, isso não faz dela nutritiva. Porque muitas vezes a concentração é tão baixa que ainda se trata de mera hidratação.

- 1- Shitake – Bio Extratus (resenha aqui)
- 2- Óleo Reparação (fórmula antiga) – Garnier
- 3- Absolut Repair – L’oreal Professionnel (resenha aqui)
- 4- Óleo Nutrição – Dove
- 5- Salone Rigen – Alfaparf
Máscaras Reconstrutoras
Elas basicamente vão repor as proteínas perdidas de seu cabelo. Nós conseguimos isso com máscaras a base de queratina, creatina, colágeno. É muito importante que seu cabelo esteja bem nutrido e hidratado pra esta fase. De uma maneira bem grosseira, imaginemos que seu cabelo tem algumas fissuras que precisam ser preenchidas, e a queratina seria como um “cimento”. Se tiver pouca água, o cimento vai ficar super duro não é mesmo? Então seu cabelo fica rígido e tende a quebrar. Eu costumo usar reconstrução com queratina apenas de 15 em 15 dias, nesse intervalo eu uso creatina, por exemplo.

- 1- Keramax Reconstrução Capilar – Skafe
- 2- Queravit – Bio Extratus
- 3- Resgate Inteligente – Aroma do Campo (resenha aqui)
- 4- Anti Age – Amend
- 5- RCM System- Amend
Claro que as máscaras listadas são apenas sugestões, você pode usar suas preferidas, adequando, claro, à necessidade de cada fase.
Sabendo de todas essas informações, chegou a hora de organizar o seu cronograma. Você pode encontrar pela internet afora e vão encontrar INÚMERAS sugestões. Eu considero isso extremamente pessoal, depende da sua disponibilidade de tempo e da necessidade do seu cabelo. Eu acredito que seja interessante, você usar 3 máscaras semanais, mas se não dá pra você, organize de acordo com sua disponibilidade, certo?
Abaixo um exemplo de como eu acredito que seja eficiente e dê certo.
Abaixo um exemplo de como eu acredito que seja eficiente e dê certo.
Existem várias tabelas, você pode escolher a que se sentir mais confortável, é assim que eu faço e é assim que dá certo no meu cabelo.
Então é isso pessoal, espero muito que esse post tenha ajudado a vocês.
Crédito: Rotina de Boneca